Publicidade Continue a leitura a seguir

Cruezas, friezas e geladices: bons vinhos para acompanhar pratos frios de verão

Publicidade Continue a leitura a seguir

É verdade que o que é quente também refresca, mas estamos naquela altura do ano em que não há tempo para dúvidas nem discussões. Rendemo-nos às ostras, às saladas e aos gelados e fazemos refeições inteiras a frio. Abrigados numa sombra, vestimos mais ligeiro e fazemos o mesmo com os vinhos que vão bem com as estivalidades. Leves, claro, acídulos e muito saborosos. Não é preciso abdicar do prazer da mesa, o que faz falta é fazer uma nova leitura do que apetece e nos faz bem. Um pequeno manual de sobrevivência para quando se quer mesmo tudo frio. Com vinho, claro. Boas provas!

Casa Amarela Reserva Douro branco 2019 (13,5%)
Laura Regueiro
Viosinho, Rabigato e Malvasia Fina. Cor amarela pálida, aromas de raspa de toranja e nêspera madura. Na boca, entrada cítrica acentuada, notas de vagens frescas e rama de tomate. Final médio com apontamentos salinos. Excelente companhia para ostras das nossas, fresquíssimas.
Preço: 13 euros
Classificação: 17

Quinta dos Lagares Reserva Douro branco 2017 (14%)
Vitavitis
Viosinho e Rabigato. Aromas de vagens frescas, casca de melão e flores de jasmim. Na boca mostra-se maduro e cítrico na entrada, e muito amigo de lácteos frescos, como burrata, mozzarella e queijo fresco, acidez bem trabalhada, a cortar bem a gordura.
Preço: 15 euros
Classificação: 17

Quinta da Extrema Reserva Douro branco 2018 (12,5%)
Colinas do Douro
Vinhas de transição xisto-granito, a 640 metros. Cor amarela dourada. No nariz mostra notas de figo fresco e flor de jasmim. Na boca pronunciam-se notas terrosas de cogumelos frescos, configuração ótimapara peixes fumados, especialmente salmão.
Preço: 13 euros
Classificação: 17,5

Quetzal Verdelho Alentejo branco 2018 (13%)
Quinta do Quetzal
100% Verdelho. Amarelo forte na cor, nariz de rama de tomate e vagem de ervilhas. Boca de ameixa branca, notas salinas de pevide seca de abóbora. Final longo, sugestões especiadas de pimenta branca e noz-moscada. Muito amigo de tomate e verduras frescas.
Preço: 20 euros
Classificação: 17

Quinta da Carregosa Douro branco 2019 (13%)
Carregosa
Viosinho, Rabigato e Malvasia Fina. Amarelo aberto na cor, aromas de ameixa branca madura, tomilho fresco, com toques suaves de toranja. Na boca evoca maçãs e banana verde, curto no palato embora persistente. Vai bem com saladas mistas de folhas frescas e frutos maduros.
Preço: 5,5 euros
Classificação: 16

Prova Régia Arinto Lisboa branco 2019 (12,5%)
Sogrape
100% Arinto. Amarelo palha forte na cor, aromas florais e cítricos. Na boca, notas de toranja, figo em compota e mel. Genial com gelado de figo, mas acompanha bem qualquer configuração, desde que não seja demasiado doce. Com frutos secos aumenta o efeito
Preço: 5 euros
Classificação: 16

Dory Lisboa branco 2019 (13%)
Adegamãe
Viosinho, Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc. Cor amarela palha, laivos esverdeados. Aromas de favas verdes, líchias e raspa de lima. Boca de tomate verde, casca de melão e salva fresca. Conjunto harmonioso, boa frescura. Vai muito bem, tanto com gelados como com sorvetes.
Preço: 6 euros
Classificação: 17

Herdade Barranco do Vale Reserva Viognier branco 2019 (13,5%)
HBV
100% Viognier. Cor amarela dourada, no nariz impressiona o bouquet de flores do campo e madressilvas. A boca revela alperce maduro e raspa de toranja. Final longo e muito fino, configuração perfeita para ceviches equilibrados, sem demasiado citrino.
Preço: 10 euros
Classificação: 17,5

 

Quinta de Chocapalha Arinto Lisboa branco 2019 (12%)
Soc. Agr. Mimosas
100% Arinto. Cor amarela palha ligeira. Aromas de vagem de ervilhas, raspa de lima e flor de laranjeira. Boca vibrante, de ameixa branca e tomate maduro, os arintos desta casa têm personalidade muito bem definida. Brilhante com tártaros temperados, de peixe ou carne.
Preço: 8,5 euros
Classificação: 17,5

 

Torre de Palma Alentejo rosé 2019 (13%)
Torre de Palma
Touriga Nacional, Aragonez e Tinta Miúda. Cor rosada pronunciada, aromas de morango e cereja, na boca mostra-se cítrico e copioso em frutos vermelhos de arbusto. Muito bom desempenho com sushi, sashimi e tempuras bem crocantes.
Preço: 16 euros
Classificação: 16,5