Há casas e vinhos que requerem iniciação e prova acompanhada, outros há que são livros abertos, feitos compêndios clássicos. Os vinhos Vidago Villa, produzidos junto a Vidago, minerais, frescos e saborosos como só os granitos das encostas transmontanas conseguem, são para mim descoberta recente e impressionante.
Paulo Martins é empresário de comunicação de invulgar sentido estético e conhece o luxo por dentro. O seu trabalho editorial a governar desde há anos publicações como Villas & Golfe – talvez a mais bela revista portuguesa – é demonstrativo da obsessão pelo detalhe e rigor que o anima em tudo. Assumir a produção própria de vinhos não podia por isso levá-lo a renunciar aos seus princípios, antes o fez comprometer-se perante si próprio com igual nível de exigência.
A responsabilidade da enologia está a cargo de Luís Sampaio Arnaldo, conhecedor profundo dos terroirs transmontanos – e não só -, adepto do minimalismo na intervenção, cultor da genuinidade e expressão directa da vinha. O entendimento entre ambos é obviamente grande e os resultados estão bem à vista. Vinhos muito equilibrados, extracções moderadas, trabalho quase todo feito na vinha, ao longo de cada campanha. Deixamos-lhe a sugestão de três dos néctares Vidago Villa que mostram na perfeição isso mesmo. Boas provas!
Vidago Villa Grande Reserva Trás-os-Montes tinto 2018 (14%)
Rústica Harmonia
Touriga Nacional e Touriga Franca, solos xistosos. Aromas florais intensos secundados por impressões de fruta de bosque. Na boca é colossal. Grafite, salino, é como uma pedra com libertação lenta de fluidos de magma e flores. Integração perfeita da madeira caminha uno e vagaroso no palato, para desmaiar longo em pimenta preta e noz-moscada.
Preço: 136 euros
Classificação Evasões: 18,5
Vidago Villa Grande Reserva Trás-os-Montes branco 2019 (14%)
Rústica Harmonia
100% Godelho. Amarelo forte, aromas de toranja, líchias e vagem de favas. A boca abre com grande neutralidade, abrindo depois notas terrosas de cogumelos frescos e compota de figo. Belíssimo equilíbrio em todas as fases da prova, notável a forma como acidez e estrutura estão bem entrosadas. Final muito longo a noz-moscada e gengibre.
Preço: 90 euros
Classificação Evasões: 18
Vidago Villa Reserva Trás-os-Montes tinto 2019 (14%)
Rústica Harmonia
100% Tinta Roriz. Granada profundo mas não opaco, extracção contida. Aromas de ameixa preta cozida, orlada por sensações balsâmicas de esteva e flores do campo. Na boca é surpreendente o grupo de amargos, bem trabalhado e controlado, a montar todo um edifício que é raro encontrar num vinho estrema desta casta. Poderoso na boca, persistente, termina suave e equilibrado.
Preço: 90 euros
Classificação Evasões: 17,5