Adriano Costa começou há sete anos a organizar eventos com André Silva na região de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Entre bailes de finalistas e passagens de ano, a experiência serviu de trampolim para abrir espaços físicos, primeiro na Póvoa, o Medusa Beach Club e, no final de maio passado, o Ponto 42 – Social Club. “Fechámos o Medusa para obras e durante esse tempo decidimos ter um espaço que fosse mais do que para eventos”, resume Adriano.
Encontraram, então, no antigo Cacau, o espaço que desejavam. “Remodelámos é montámos tudo à nossa imagem e ao nosso gosto e convidamos o Ruben Silva [vencedor MasterChef Portugal 2019 e vila-condense] para criar a carta de snacks e tapas.” Uma carta curta mas cuidada e diversificada, que inclui tostas de picanha, ovos rotos clássicos e de camarão, hambúrguer duplo, tacos de camarão e prego em bolo do caco.
- Adriano Costa e André Silva (Fotografia de Carlos Carneiro)
- Pornstar 42, pelo bartender Tiago Pinto (Fotografia de Carlos Carneiro)
Nas bebidas, são os cocktails que se destacam. Não faltam os clássicos mojito, caipirinha, caipirosca, Moscow mule, espresso Martini e Porto tónico. Numa variação deste último, servem o moscatel tónico (feito com moscatel da Quinta do Portal), e mesmo o espresso Martini tem um twist: acrescentam, além do licor de café, o português licor de pastel de nata, tornando o cocktail mais claro e suave.
De autor, ou “umas brincadeiras”, como lhe chamam, são os cocktails Cara ou Coroa e Pornstar 42. O primeiro é também performativo: “O empregado vai à mesa com uma moeda, o cliente escolhe cara ou coroa e, se acertar, o cocktail é oferta”. Nesta criação do bartender Tiago Pinto, que pode ser servida com ou sem álcool (vodka), e com o qual ganhou concursos ainda quando estava a estudar, juntam-se vários sabores de fruta, num concentrado feito por ele (destaca-se o maracujá), e finaliza-se com uma gotas de capilé. Decorado com meio maracujá e menta, é também vistoso e um dos cocktails com maior saída.
- Cara ou Coroa e Pornstar 42 (Fotografias de Carlos Carneiro)
O Pornstar 42 não lhe fica atrás em termos de popularidade. Pode não ser tão ofuscante mas agrada a muitos paladares: a base é o amaretto, tradicional licor italiano onde o sabor da amêndoa sobressai; junta-se maracujá e leite de amêndoa. Uma das grandes apostas da casa são, igualmente, as sangrias. A diversidade de sabores é grande: maçã verde, maracujá, morango e sangria de mojito. Além disso, há vinhos, selecionados a dedo, como o Mural (branco e tinto), da Quinta do Portal, servido a copo. “Não queríamos ter vinhos que facilmente se encontram em supermercado.” O Ponto 42 tem uma esplanada exterior e fica bem perto do rio Ave, que corre mesmo do outro lado da Praça da República.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
