Cocktails e sangrias junto ao rio, em Vila do Conde

Cocktail Cara ou Coroa, no bar Ponto 42, em Vila do Conde (Fotografia de Carlos Carneiro)
Foi na zona nobre da noite de Vila do Conde que Adriano Costa e André Silva abriram o Ponto 42. Nome feito na organização de eventos, os sócios têm também o Enseada e o Medusa, na Póvoa de Varzim

Adriano Costa começou há sete anos a organizar eventos com André Silva na região de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Entre bailes de finalistas e passagens de ano, a experiência serviu de trampolim para abrir espaços físicos, primeiro na Póvoa, o Medusa Beach Club e, no final de maio passado, o Ponto 42 – Social Club. “Fechámos o Medusa para obras e durante esse tempo decidimos ter um espaço que fosse mais do que para eventos”, resume Adriano.

Encontraram, então, no antigo Cacau, o espaço que desejavam. “Remodelámos é montámos tudo à nossa imagem e ao nosso gosto e convidamos o Ruben Silva [vencedor MasterChef Portugal 2019 e vila-condense] para criar a carta de snacks e tapas.” Uma carta curta mas cuidada e diversificada, que inclui tostas de picanha, ovos rotos clássicos e de camarão, hambúrguer duplo, tacos de camarão e prego em bolo do caco.

Nas bebidas, são os cocktails que se destacam. Não faltam os clássicos mojito, caipirinha, caipirosca, Moscow mule, espresso Martini e Porto tónico. Numa variação deste último, servem o moscatel tónico (feito com moscatel da Quinta do Portal), e mesmo o espresso Martini tem um twist: acrescentam, além do licor de café, o português licor de pastel de nata, tornando o cocktail mais claro e suave.

De autor, ou “umas brincadeiras”, como lhe chamam, são os cocktails Cara ou Coroa e Pornstar 42. O primeiro é também performativo: “O empregado vai à mesa com uma moeda, o cliente escolhe cara ou coroa e, se acertar, o cocktail é oferta”. Nesta criação do bartender Tiago Pinto, que pode ser servida com ou sem álcool (vodka), e com o qual ganhou concursos ainda quando estava a estudar, juntam-se vários sabores de fruta, num concentrado feito por ele (destaca-se o maracujá), e finaliza-se com uma gotas de capilé. Decorado com meio maracujá e menta, é também vistoso e um dos cocktails com maior saída.

O Pornstar 42 não lhe fica atrás em termos de popularidade. Pode não ser tão ofuscante mas agrada a muitos paladares: a base é o amaretto, tradicional licor italiano onde o sabor da amêndoa sobressai; junta-se maracujá e leite de amêndoa. Uma das grandes apostas da casa são, igualmente, as sangrias. A diversidade de sabores é grande: maçã verde, maracujá, morango e sangria de mojito. Além disso, há vinhos, selecionados a dedo, como o Mural (branco e tinto), da Quinta do Portal, servido a copo. “Não queríamos ter vinhos que facilmente se encontram em supermercado.” O Ponto 42 tem uma esplanada exterior e fica bem perto do rio Ave, que corre mesmo do outro lado da Praça da República.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend