A Festa do Espumante de Melgaço, que se celebra há já cinco anos, está de regresso esta semana, reinventado e em novos moldes, por razões óbvias. “Brindar à vida com espumante Alvarinho” é o mote para a quarta sexta edição, que dará a conhecer melhor as 24 referências de espumante alvarinho desta região, bem como os respetivos produtores.
A iniciativa deveria acontecer no último fim de semana de novembro, a 27, 28 e 29, como acontece em anos anteriores, mas este ano terá presença nas redes sociais e, por isso, com um formato alargado, entre 20 e novembro e 4 de dezembro. Contactos e informações sobre espumantes e produtores vão ser divulgados, para que os interessados possam encomendar diretamente aos responsáveis, e celebrar a iniciativa em casa e em segurança.
“Os nossos produtores merecem o reconhecimento do seu trabalho”, explica o autarca Manoel Batista sobre o projeto, que irá também promover sugestões de enoturismo, turismos rurais, desportos de aventura, hotelaria, restauração e património cultural e paisagístico de Melgaço.
Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encostas da Cabana, Encostas dos Sobrais, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço, são os 14 produtores que produzem espumante de Alvarinho em Melgaço, resultando num total de 24 referências e de diferentes perfis.
“A festa é uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas de que é uma aposta ganha”, acrescenta o autarca melgacense. Para mais informações relacionadas com a Festa do Espumante de Melgaço, que existe desde 2015 e que só na edição do ano passado contou com quase 10 mil visitantes, basta visitar as redes sociais e o site oficial da autarquia.