2016 está prestes a acabar e 2017 merece ser recebido com entusiasmo. Para começar mais um ano com o pé direito, há que celebrar convenientemente. Para tal, a Evasões reuniu um conjunto de opções que combinam boa comida e animação pela noite dentro. Seja no novo restaurante do hotel de Cristiano Ronaldo ou num turismo isolado em Caminha, o que importa é erguer o copo e brindar.

Veja nesta fotogaleria as opções de norte a sul do país para celebrar o ano novo.

1. NH Collection Porto Batalha, Porto
A última refeição do ano é dividida em oito momentos na proposta do NH Collection Porto Batalha. Em cada etapa, o chef Álvaro Costa dedica-se a um ingrediente diferente.
Magret de pato, tomate, sapateira, robalo e vitela de leite são apenas alguns dos que vai trabalhar no restaurante Gastrô ao longo da noite, com respetivos acompanhamentos. O jantar termina com um verriné de alperce e gelado de chocolate e suspiros. E depois é tempo de brindar ao novo ano.
NH Collection Porto Batalha. Praça da Batalha, 62. Web: nh-collection.com. Preço: 95 euros por pessoa (sem alojamento). Reservas para nhcollectionportobatalha@nh-hotels.com ou 227660600.

2. Pine Cliffs Resort, Albufeira
O resort de luxo deixou-se inspirar pela obra de F. Scott Fitzgerald para a véspera de ano novo. É sob o tema Great Gatsby - cuja história remonta aos loucos anos 20 -, que se vai desenrolar a noite no Pine Cliffs Hotel. A celebração tem início com um jantar de gala preparado pelo chef executivo Marco Alban e a sua equipa, no qual vão estar em destaque os produtos da região.
A salada de polvo à algarvia, de abacate e camarão, de feijão branco com miolo de buzinas e biqueirão, de espargos brancos e verdes ou o hummous de abóbora são apenas algumas das opções saudáveis que vão estar disponíveis desde o início do jantar. A quantidade de oferta não diminui nas restantes etapas da refeição: há sushi e sashimi, lagosta, camarão cozido, salmão, mexilhão, leitão assado, lombo wellington, peito de perú recheado e costeleta de borrego com alcachofra, só para assinalar alguns da enorme lista.
A doçaria está também bem representada com o tradicional bolo rei, a lampreia de ovos, a tarte de mirtilos, tortas de laranja e amêndoa e as pêras bêbedas em vinho do Porto. Durante toda a noite está ainda garantida música ao vivo, cocktails e bebidas, um brinde à meia noite e acesso a uma after party.
Caso se queira saltar o jantar e passar imediatamente à festa, também é possível fazê-lo por 25 euros, valor que inclui também ceia, servida durante a noite.
Preço jantar: 245 euros (sem alojamento). After-party: 25 euros. Web: pinecliffs.com. Reserva para pinecliffs.reservations@luxurycollection.com ou 289500102

3. InterContinental Estoril
O terraço do InterContinental Estoril e a vista incansável do oceano atlântico (ao luar) servem de palco para a história que se vai desenrolar na véspera de ano novo. Sob o tema Blue Midnight Affair, o hotel criou um programa para festejar a chegada a 2017 num ambiente de mistério e romantismo. Para que o cenário do oceano se mantenha sempre como plano de fundo, a unidade hoteleira optou por readaptar o terraço, onde vai decorrer a ação da história, assim como em todo o piso térreo.
O jantar com harmonização de vinhos está marcado para as 20h00 e, depois de um cocktail, começam a desfilar pela mesa a terrina de foie gras e a manteiga de ouriço do mar, que conserva tão bem o seu sabor a oceano, e que seguem acompanhadas pelo champanhe Laurent Perrier Brut.
A ostra com wakame e espuma de limão ajuda a projetar a temática marítima e dos descobrimentos, que se vai prolongar durante grande parte da refeição pensada pelo chef Jorge Fernandes. Como no caldo de lavagante, que traz no fundo da terrina um ravioli recheado com funcho. E ainda no carabineiro sobre puré de ervilha, um dos momentos altos da refeição, tanto pelas cores vibrantes no prato - conseguidas pelo verde do puré -, como pela combinação de sabores com as laminas de presunto Pata Negra e a ligeira maionese de trufa preta.
O mar não sai de cena nem no primeiro prato principal de peixe, onde vale a pena demorar-se no sabor da polenta de bivalves e na frescura do salmonete, complementados pelo Chardonnay Robert Mondavi Private Selection. O primeiro momento de surpresa do Blue Midnight Affair acontece durante o prato de carne. Sem revelar muito, pode dizer-se que o espetáculo que se segue vai contar com vários momentos de atuação do grupo Dreams, ao longo da restante refeição e até ao final da noite.
O bolo húmido de chocolate com parfait de baunilha do tahiti e gelado de queijo de cabra vai dar vontade de prolongar a presença à mesa, mas impera aproveitar as últimas horas do ano, antes do fogo de artifício ser lançado.
Para além deste jantar no lobby do InterContinental Estoril, o chef Jorge Fernandes preparou também outra refeição mais reduzida no restaurante do hotel no exterior, o Atlântico, que também vai ter animação pela noite fora.
Av. Marginal, 8023 (Estoril). Tel.: 218291100
Web: ihg.com. Preço (sem alojamento) jantar Lobby Lounge: 275 euros por pessoa. Jantar no Atlântico Bar & Restaurante: 150 euros por pessoa. Crianças entre os 4 e 12 anos têm 50% de desconto. Reservas para barbara.mendonca@ihg.com ou 218291100

4. The Artist Bistrô, Porto
Instalado na antiga Escola Artística Soares dos Reis, o The Artist Porto Hotel é um hotel de 4 estrelas que alia uma decoração moderna à herança artística que o espaço reteve. Ao comando da cozinha do restaurante, o chef Hugo Dias criou um menu para a passagem de ano que alia sabores tradicionais com algumas surpresas.
Como aperitivos, serão servidos tártaro de vieira com caviar de maracujá, crocante de barriga de porco com marmelo e balsâmico e aveludado de cogumelos. A acompanhar, a escolha recai sobre o Soalheiro, Espumante Bruto Alvarinho. A entrada é strudel de foie em texturas com gelado de uva, redução de porto e amores-perfeitos acompanhado por Kopke 10 Anos Old White.
Segue-se o tamboril braseado em pó de azeitona, risotto de açafrão e lagostim caramelizado servido com Burmester e no prato de carne, veado em ninho de Kadaif com avelã caramelizada em puré de batata-doce e espargos que vai lindamente com Manoella. A sobremesa é o monocromático de chocolate juntamente com Champagne Charles le Bel. A proximidade com a Avenida dos Aliados (10 minutos a pé) deixa adivinhar que a noite continua com os concertos ao ar livre e o fogo de artíficio.
Rua Firmeza, 49, Porto. Tel.: 220132 700. Web: www.theartistporto.pt
Preço do menu: 95 euros

5. Vila Galé Collection Palácios dos Arcos, Oeiras
Passar a última noite do ano num palácio com seis séculos de história é a proposta do Vila Galé Collection Palácios dos Arcos. Neste hotel de charme, inaugurado pelo grupo hoteleiro português em 2013, a festa começa também com um cocktail de boas-vindas antes do jantar concebido pelo chef Francisco Ferreira, que tem como destaque o creme de endívias com salmão fumado, a lagosta termidor e o tornedó de novilho com batata Ana e legumes em molho Madeira.
A festa de réveillon inclui ainda a ceia. Espelho de queijos fatiados com tostas e de charcutaria e enchidos, fruta fresca laminada, sobremesas, camarão, caldo verde e, claro, chocolate quente, são algumas das opções para esta refeição de madrugada.
Vila Galé Collection Palácio dos Arcos. Largo Conde das Alcacovas, 3 (Oeiras). Tel.: 210493200. Web: vilagale.com. Preço: 210 euros por pessoa (sem alojamento). Para crianças dos 4 aos 12 anos, 105 euros. Reservas para reservas@vilagale.com ou 217907610

6. Feitoria, Lisboa
A despedida de 2016 vai ser comemorada em grande neste restaurante estrela michelin. O chef João Rodrigues e a sua equipa criaram um menu para ser apreciado com tempo que realça os pontos fortes da cozinha portuguesa de autor de que o espaço se orgulha.
O inclui tártaro de atum rabilho, rabanetes e caviar Oscietra, tempura de bacalhau, robalo, abóbora e carabineiro, e o pombo com foie gras, trufa e maçãs. As sobremesas vão desde framboesa, beterraba e balsâmico envelhecido, a chocolate, Fava Tonka e caramelo salgado.
Ao soar da meia noite, não poderia faltar o champanhe e passas e a festa está apenas a começar.
Até às 04h00, dança-se no Bar 38º41. Debruçado sobre o Tejo, fica a garantia de vista privilegiada para o fogo de artificio de Lisboa. Às 02h30, será servida uma ceia que inclui mini pregos de novilho e frango, caldo-verde, pão com chouriço, chocolate quente e bolo-rei.Por 55€ por pessoa.
Altis Belém Hotel & Spa Doca do Bom Sucesso
Tel.: 210400200203. Web: altishotels.comDas 19h30 às 04h00. Preço jantar: 250 euros por pessoa. Festa: 55 euros por pessoa. Reservas através de reservationsbelem@altishotels.com.

7. Crowne Plaza, Porto
Para dizer adeus a 2016, o Crowne Plaza do Porto volta a preparar um jantar de gala, este ano no restaurante Poivron Rouge em vez da Sala Guimarães. Os aperitivos começam às 20h30 e ocupam uma parte generosa do menu. Ceviche de salmão, de atum com coco, rosbife de vitela maronesa com polenta, trouxa de alheira com puré de cogumelos, mini crepes de camarão com sweet chili, magret de pato fumado com creme de couve... e a lista continua noite dentro, com muitas paragens. Há vinhos a acompanhar a viagem gastronómica pelo caminho e, claro, champanhe à meia-noite.
A ceia está assegurada a partir das 02h00 com caldo verde, mini bifes em bolo do caco, pão com chouriço e pastéis de nata, altura em que ainda falta uma hora com música e DJ.
Avenida da Boavista, 1466 (Porto). Tel.: 226072500. Web: ihg.com
Preço: 180 euros por pessoa (sem alojamento)
Reservas para opocp.events@ihg.com ou 226072500
Fotografia de Rui Oliveira/GI

8.Epic Sana, Lisboa
No centro de Lisboa, a festa do Epic Sana tem início ao final do dia, com um cocktail de boas-vindas, acompanhado pelo som do saxofone e pelo sabor do tártaro de pato fumado e castanha, dos mini croquetes de leitão ou do salmão marinado sobre crepes blini, alguns dos pequenos pratos que ajudam a antecipar o que se segue. A transição para o jantar acontece no restaurante Flor-de-Lis com o jantar preparado pelo chef Patrick Lefeuvre.
Uma banda ao vivo e uma atuação de bailarinos asseguram a animação, enquanto vai sendo possível parar em cada estação do buffet: a das entradas e saladas, de pão, de queijos, de presunto pata negra, de marisco e quentes, sem esquecer a das sobremesas, onde se encontram o mil-folhas de pistachio e mascarpone e o parfait de laranja sanguínea e sponge cake de bergamote, por exemplo. A atenção promete recair ainda sobre a cascata de fondue, que tem direito a uma estação por si só.
As crianças têm também o seu próprio cantinho, com atividades e pinturas faciais, mas à meia-noite é tempo dos adultos brindarem com um flute de champanhe, depois de subirem ao rooftop do Epic Sana, de onde se assistirá ao fogo-de-artifício de Lisboa. A festa continua pela madrugada dentro com a atuação de um DJ.
Av. Eng. Duarte Pacheco, 15 (Amoreiras)
Web: sanahotels.com
Preço: 205 euros por pessoa (sem alojamento)
Reservas para info.lisboa@epic.sanahotels.com ou 211597300.

9. Rinoterra Minho, Caminha
O fogo-de-artifício de Caminha, visível desde o Rinoterra Minho, é um dos momentos altos da noite no antigo solar. O outro será o programa de passagem de ano, que abre com um cocktail de boas-vindas, canapés e música ao vivo, seguidos pelo jantar. As chips de banana e brandade de bacalhau marcam o primeiro momento da refeição, completada pelo peru recheado com frutos secos e foie gras e a surpresa de chocolate e maracujá.
Depois de bebido o champanhe e comidas as passas, chega a mesa de queijos nacionais e internacionais e as sobremesas, para ir provando pela madrugada.
Rua da Costa, 15, Seixas (Caminha). Tel.: 258724442. Preço: 110 euros (sem alojamento). Reservas para geral@rinoterra.com ou 258724442
Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI

10. Sushic Chiado, Lisboa
O Sushic, com morada num Palácio Chiado é uma das opções lisboetas para uma passagem de ano que combina requinte com escolhas arrojadas. O menu de degustação para o dia 31 é uma viagem pelos sabores emblemáticos desta marca que já foi considerada, em 2014, como um dos melhores restaurantes asiáticos fora do Japão.
O atum com trufas, o Yakishimu de Salmonete, niguiri de pampo, robalo cozido a vapor em miso com “feijoada” de ostras, caviar e algas ou a terrina de foie gras e figos, peito de perdiz assado com broa, topinambur e dashi são os destaques desta viagem gastronómica que pode ser acompanhada com a seleção de vinhos da casa. E porque até à meia noite há que adocicar o palato, há o Cremoso de iogurte grego com brumesa de ananás, sorbet de maracujá e gengibre e a esfera de chocolate branco e coco recheada com mousse de Chocolate 70% Madagáscar, tarte tatin de banana e creme Inglês.
As doze passas e chamapanhe são o casal que não pode faltar na entrada do novo ano. A festa, essa, é até de madrugada, para quem comprar o pacote completo.
Palácio Chiado, Rua do Alecrim, 70 (Chiado), Lisboa. Tel.: 212442270.Facebook: sushicchiado
Das 12h00 às 24h00. Não encerra. Preço: Menu 190 euros por pessoa; menu + festa com bar aberto depois do jantar: 250 euros
Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI

11. Pestana CR7, Lisboa
O primeiro réveillon do Pestana CR7 (aberto desde o verão no Terreiro do Paço) é também comemorado com um jantar de ano novo, que inclui um after party com cocktails, DJ set, seleção de gins, ceia e bar de gins durante a noite. Antes das 12 badaladas, é imperativo demorar-se no menu, que recupera os populares croquetes bochecha de porco com maionese de ameijoa à Bulhão Pato do CR7 Corner Bar & Bistro.
São servidos como entrada, para além do terrine de foie gras de pato com chutney de laranja e maçã salteada e ainda do tártaro de atum com maionese de cebolinho.
O pairing com os vinhos acontece durante toda a refeição, que tem o seu ponto mais alto durante os pratos de corvina com molho de limão e camarão com manteiga de algas e da perna de pato confitada com molho de vinho do Porto.
Rua do Comércio, 54 (Baixa). Tel.: 218442001
Web: pestanacr7.com
Preço: 160 euros por pessoa (sem alojamento)
Fotografia de Tiago Sousa

12. Casa da Música, Porto
Se durante todo o ano, a Casa da Música é uma boa opção para sair à noite no Porto, na noite da Passagem de Ano não seria diferente. Com um menu de jantar especial e uma festa que promete romper a madrugada, a Casa oferece animação para entrar em 2017 com o pé direito.
A abrir as hostes culinárias, serão servidos mini hambúrgueres de morcela e maçã, mini bolinhos de bacalhau negro, lingote de pate de perdiz e geleia de frutos vermelhos, chamuça vegetariana ou o camarão enrolado em fio de batata. Nos pratos principais, as escolhas recaem sobre os escalopes de foie grãs, fofo de alfarroba e gelado de figo, o lombo de robalo sobre caldeirada de berbigão e rebentos de ervilha e a vitela branca sobre puré de batata roxa, espargos verdes e cogumelos cantarelle.
Ganache de chocolate, bolo húmido de alfazema e gelado de azeite é a sobremesa que encerra o repasto de despedida a 2016. As bebidas estão incluidas no menu. A música fica a cargo de Nuno Bastos, português com alma brasileira que promete trazer os ritmos quentes do Brasil e do DJ José Ribeiro.
Av. da Boavista 604-610, Porto. Tel.: 220107160
Web: www.casadamusica.com. Das 20h30 às 04h00
Preço: 95 euros (menu e festa) e 35 euros (festa com bebidas)

13. Holiday Inn Porto Gaia, Vila Nova de Gaia
Antes de avançar um ano, recua-se até ao final do século XIX ou início do século XX. Isto porque o espírito de La Belle Epoque toma conta do Holiday Inn de Vila Nova de Gaia nas últimas horas de 2016. O ambiente da época é recriado num jantar de gala, em que os pratos ganham também conotações francesas, das entradas à sobremesa de pavlova, intitulada “Suspiro pelos irmãos Lumière”.
À meia-noite, o Holiday Inn Porto Gaia oferece o champanhe e as passas, para além de um farto buffet que ficará disponível durante a madrugada e que, a partir das 04h00, será substituído por croissants e chocolate quente.
Para os mais pequenos há também um programa exclusivo, inspirado no filme “Angry Birds”. Animação, decoração e um menu de jantar infantil com mini pizzas, salgadinhos, douradinhos, tagliateli e doces variados (40 euros por criança) compõem a sugestão de ano novo para os miúdos.
Rua Diogo Macedo, 220 (Vila Nova de Gaia)
Tel.: 223747500. Web: ihg.com
Preço 145 por pessoa (sem alojamento).
Reservas para banquetes@hiportogaia.com ou 223747500

14. SL Hotel Santa Luiza, Elvas
O Alentejo é sempre uma boa ideia. Seja pelos recantos irrepreensíveis, a simpatia das gentes ou a comida de chorar por mais, dificilmente uma morada alentejana desilude. E o SL Hotel é prova disso mesmo. Situado no edifício da primeira pousada portuguesa, aberta em 1942, esta pode ser a opção segura para uma noite de ano novo memorável.
Os pacotes incluem a estadia (entre uma e duas noites), o jantar e a festa até às 03h00. O último repasto de 2016 conta com pratos que vão desde o carpaccio de polo do atlântico, o lombo de liguado ao vapor com molho de alcaparras e veado em espumante de tinto e ervas finas. A trilogia de chocolates é a sobremesa que encerra em beleza o menu especial.
A animação é salvaguardada por uma banda ao vivo e se ainda houver espaço no estômago, vai ser servida a ceia de final de noite com uma seleção de queijos, mini pregos, saladas, pregos, camarão e enchidos alentejanos.
SL Hotel Santa Luzia – Elvas. Av. de Badajoz. Tel.: 268637470 Web: www.slhotel-elvas.pt
Preço: 198 euros (Pacote 1 Noite em quarto standard)

15. Hotel Casa Palmela
Entrar em 2017, rodeado por natureza, é a proposta da passagem de ano no Hotel Casa Palmela. A casa de turismo abriu as portas apenas há uns meses no Parque Natural da Arrábida, pelo que este será também o seu primeiro réveillon.
Os aperitivos - como as bolinhas de alheira, as mini tostas de queijo de Azeitão e os canapés em pão regional - começam a ser servidos às 19h30. Uma hora e meia depois é tempo de dar início ao jantar de gala, onde os vinhos da Casa Palmela vão acompanhar os vários pratos.
A música ao vivo irá prolongar-se até à chegada do ano novo, altura em que a festa segue ao som de clássicos num dos salões da casa, com bar aberto até às 04h00.
Quinta do Esteval. Tel.: 265249650. Web: c. Preço: 180 euros por pessoa (sem alojamento). Reservas para info-casapalmela@ouh.pt ou 969298381