Há uma nova zona de escalada aberta todo o ano no Centro do país

Vila Nova de Poiares tem agora 41 vias de escalada para todos os tipos de praticantes. (Fotografia: DR)
Zona de escalada com 41 vias de utilização foi inaugurada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, em Vila Nova de Poiares, e permite contemplar o vale da Fraga. Equipamento destina-se a praticantes com vários níveis de experiência.

Os amantes dos desportos de natureza e aventura têm a partir de agora um novo local para praticar escalada no Centro do país: a Zona de Escalada de Vila Nova de Poiares, concelho do distrito de Coimbra, que tem 41 vias de utilização, divididas em quatro setores e com várias alturas e dificuldades.

Segundo comunicado do município, no “Miradouro” funcionam “cinco vias com alturas de oito a dez metros e dificuldades do IV+ ao 6c”, com vista para o vale da Fraga e para Vila Nova de Poiares. No setor do “Penedo do Mouro” – cujo nome é inspirado numa lenda local – há duas vias dentro de uma gruta, com dificuldade superior (6c e 7a) e uma altura de oito metros.

No lado oposto do vale existe outro penedo, o “Penedo da Desgraça”, que segundo os habitantes foi assim batizado em virtude da dificuldade em vencer o desnível na busca de lenha e pasto para os animais, descreve a autarquia. É neste local que se encontram outras 19 vias de escalada, que oferecem aos praticantes uma diversidade técnica até à dificuldade 7b+.

Já a “Rua Sésamo”, indicada para fazer escalada em família, é descrita como “o ex-libris” desta zona e oferece aos praticantes de todas as faixas etárias 15 vias com dificuldades do III grau ao 6a. Esta via tem a particularidade de ter duas vias que permitem a iniciação à escalada “multi-largos”, detalha ainda o município de Vila Nova de Poiares.

Nas palavras do presidente João Miguel Henriques, este projeto vem dar “resposta ao aumento na procura por desportos de aventura e natureza, a exemplo dos mais recentes como a pista de parapente, circuitos pedestres, pista de btt, entre outras, que vão assumindo cada vez maior relevo no concelho”.



Ler mais







Send this to friend