Entre 2 e 4 de agosto, de sexta a domingo, o Festival Pão Nosso propõe uma viagem pelas tradições da vida serrana. O centeio e o pão que se faz a partir dele são os ex-libris de Videmonte. Ao longo dos três dias de festa, serão muitas as atividades que enaltecem esta Aldeia de Montanha.
Haverá workshops em que se falará do pão e das novas tendências a ele ligadas, mais música tradicional e arte na rua, cestaria ao vivo e utilização de fornos particulares e comunitários onde se faz pão utilizando o centeio colhido no planalto da Serra. As tarefas agrícolas como a malha e a ceifa do centeio são também experiências nas quais os visitantes podem participar.
Nestes dias, as casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes e turistas, e onde é possível provar os sabores genuínos da aldeia. Nas ruas, a decoração leva o visitante a sentir a identidade da terra e a sua forte ligação à agricultura de montanha, à pastorícia e à cultura do centeio. Por toda a aldeia haverá sempre quem cante e toque.
Na rua, a exposição permanente conta, através da fotografia e imagem, as histórias dos rostos que estão por detrás do pão.
O Festival é organizado pela Junta de Freguesia de Videmonte com o apoio do Município da Guarda e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha.