O tiro de partida pode ser dado junto à vermelha Colher de jardineiro, (escultura também conhecida por «pá»), onde pelas 11h00 de sábado tem início um peddy-paper. Famílias presentes no jardim de Serralves, entregues as sacas com várias pistas no interior e estão reunidas as condições para dar início ao passeio sobre o mote «O Jacques, o conde e as camélias».
Durante a manhã, crianças e acompanhantes vão ser orientados pelas arquitetas paisagistas Ana Catarina Antunes e Mariana Abranches Pinto para descobrir, pista a pista, a história de Jacques Gréber, que trabalhou nos desenhos do jardim e da casa habitada pelo Conde de Vizela.
A atividade é uma das primeiras da Festa de Encerramento das Camélias, que irá decorrer em diferentes zonas do Parque de Serralves, das 10h00 às 18h00, e que é o culminar de uma semana dedicada à flor japoneira que a cidade assumiu como símbolo – e que terá ali chegado aquando da época dos Descobrimentos.
Entre workshops de cozinha e de ciência, penteados floridos, leituras encenadas e espetáculos de poesia e canto, há algumas atividades que merecem especial destaque.
Para Norma Pott, responsável pela programação da XXII Exposição de Camélias do Porto, é incontornável a referência à oficina em redor da obra de Joan Miró, cuja mostra Materialidade e Metamorfose está na Casa de Serralves até 4 de junho. Pelas 14h00, na Alameda dos Castanheiros, os mais novos terão acesso às formas e cores emblemáticas de Miró para, a partir destas, fazer nova construção ligada a camélias.
Em jeito de despedida, no espaço Ténis de Serralves acontece o único espetáculo em que as crianças são artistas. Camélias de cá e de lá (ou daqui e dali) conta com a presença de mini bailarinos do Estúdio B, que vão encher o jardim de ainda mais cor nas últimas horas de festa, ao representar uma viagem pelos vários países de onde a flor é oriunda.
Inscrições: dmj@cm-porto.pt
Leia também:
Parque do Buçaquinho: um paraíso natural em Ovar
Porto é a cidade das camélias por uma semana
Panquecas para provar num histórico café do Porto
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

