Há novos restaurantes, bares e lojas, experiências e lugares que ganharam ainda mais vida este verão. Se esteve fora da cidade a banhos, não se inquiete porque vai muito a tempo de fazer o reconhecimento de tudo o que aconteceu na sua ausência. E comece o outono a planear uma rentrée à sua moda com a ajuda da Evasões.

Veja nesta fotogaleria as novidades de verão do Porto

COMER - Tapabento
Depois do sucesso do Tapabento na Rua da Madeira, Isabel Canhola decidiu abrir uma segunda casa na Trindade. À frente da cozinha está o mesmo chef – Tó Mané Silva - que não foge do conceito original: comida portuguesa com produtos locais, uma carta de vinhos do Douro e cervejas artesanais.
Largo Dr. Tito Fontes, 147(Trindade), Porto
Tel.: 963477131. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros

COMER - Blini
Em pouco tempo, o distrito do Porto viu nascer dois restaurantes do chef Cordeiro. O mais recente é o Blini, uma marisqueira com vistas para o centro histórico de Gaia, o Douro e a Ribeira portuense. Há menus de degustação (40, 55 ou 75 euros) com peixe vindo das lotas de Matosinhos e Angeiras.
Rua General Torres, 344, Gaia. Tel.: 224055306. Encerra domingo e segunda. Preço: menus de 45 a 75 euros
(Fotografia de Pedro Correia/GI)

COMER - Fábrica Handmade Café
Abriu na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos, para servir refeições rápidas mas caseiras com um toque italiano. O piso superior funciona como galeria de arte, recebendo novas exposições todos os meses, e os clientes também podem criar as suas obras – basta pegar na cola, na tesoura e nos materiais que estão à disposição.
Rua Brito Capelo, 108, Matosinhos. Tel.: 229380622. Encerra ao domingo
Preço médio: 6,5 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

COMER - Pisca
Com vista sobre os barcos no Cais do Marégrafo são servidas tapas e petiscos com inspiração basca, neste espaço que deu sabor ao verão na cidade. Da carta destaca-se o pão com presunto e cogumelos, o tártaro de atum com base crocante e os calamares com limão e aïoli de amêndoa.
Rua do Passeio Alegre, 294 (Foz), Porto
Tel.: 220131951. Não encerra. Preço médio: 20 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

COMER - Peixaria do Bairro
«Toda a gente vai procurar peixe fresco a Matosinhos e achei que faltava aqui um bom lugar de peixe na grelha», explica Jorge Costa, que abriu a Peixaria do Bairro na Foz.
Para tal, foi preciso apenas um bom assador e uma decoração a condizer com o conceito, sem pretensiosismos, remetendo para o ambiente de praia. Além de peixe grelhado há marisco.
Rua Senhora da Luz, 142, Porto (Foz). Tel.: 913047730. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

COMER - Ammar
Abriu para colmatar a falta de sítios onde comer fora de horas em Leça da Palmeira. Mas a novidade não é só essa. O restaurante e petisqueira à beira-mar, com dois andares, tem, na esplanada, uma bola que serve como sala de jantar privada com vistas para a praia. Funciona também como bar, servindo cocktails clássicos e de autor.
Rua de Fuzelhas, 5, Leça da Palmeira.
Tel.: 229958241. Não encerra. Preço médio: 25 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

COMER - Os novos restaurantes de sushi
Não são apenas mais duas casas de sushi na Baixa do Porto, mas espaços com personalidade própria. A Mangá Sushi House, em Cedofeita, inspira-se nas casas típicas japonesas e na banda desenhada nipónica, trazendo para o Porto um pouco da cultura oriental.
A decoração mimetiza um jardim japonês, com uma cascata na parede e bonsai. Ao fundo há uma sala privada onde se come à moda japonesa, numa mesa rente ao chão. O Sushi & Douro inaugurou junto ao Teatro Carlos Alberto a sua segunda casa.
Para além do sushi, as especialidades do restaurante são os temakis e os ceviches. A tempura de camarão crocante com amêndoas, o rolo de salmão recheado de atum, o uramaki de salmão, os hot rolls e o freestyle vegetariano são algumas das sugestões. Há menus de almoço entre 7,90 e 9,90 euros.
Mangá Sushi House
Rua de Cedofeita, 1 (Cedofeita), Porto. Tel.: 222011425. Não encerra. Preço médio: 40 euros
Sushi & Douro Baixa
Rua das Oliveiras, 110 (Baixa), Porto. Tel.: 917414452. Encerra à segunda. Preço médio: 22,50 euros
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

SAIR À NOITE- À Bolina
O novo espaço na Ribeira quer ir contra a corrente do que se passa numa zona da cidade onde o turismo está massificado. O bar e casa de petiscos dedicado a Trás-os-Montes está instalado num edifício com mais de dois séculos em frente ao Douro. Os vinhos são todos do Douro e de Trás-os-Montes e os petiscos regionais. Os cocktails não fogem à regra, como é exemplo o porto tónico e a caipirinha de Favaios com noz-moscada.
Avenida Gustavo Eiffel, 202 (Ribeira), Porto. Tel.: 223224695. Não encerra
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

SAIR À NOITE - Cabaré
Ao fim da tarde é um espaço tranquilo para beber um copo depois do trabalho, à hora de jantar serve refeições e, depois, despe--se do mobiliário para funcionar como bar.
Isto, no andar de baixo, porque o de cima é para refeições. Nas traseiras, há uma outra sala de refeições para jantares de grupo e privados. O espaço que mais surpreende é o lounge no pátio interior que foi transformado em jardim.
Rua Conde de Vizela, 149 (Baixa), Porto
Tel.: 911810232. Não encerra
(Fotografia de Igor Martins/GI)

SAIR À NOITE - Ego
João e David Costa instalaram o seu Ego na praça, aproveitando o generoso passeio onde fizeram esplanada. O objetivo foi criar um local onde se pudesse «passar um bom bocado a conversar e a beber um copo com música tranquila e sem grandes distrações».
Praça Carlos Alberto, 86 (Baixa), Porto
Tel.: 223195870. Encerra à segunda
(Fotografia de Fábio Poço/GI)

SAIR À NOITE - Coiote Bar
A inspiração para o mais recente inquilino da Travessa de Cedofeita foi o filme Coyote Ugly. A ele foi buscar o nome e a decoração rústica, pontuada por fardos de palha, e onde predomina a madeira. Um barril a servir de mesa alta está no centro do bar, que quer ser um espaço pouco tranquilo.
Travessa de Cedofeita, 60 (Cedofeita), Porto. Web: facebook.com/coiote.bar. Não encerra
(Fotografia de Maria João GALA/GI)

GELADOS E DOCES - Novas gelatarias
A oferta de gelados foi reforçada com a abertura da francesa Amorino, famosa por servir copos e cones com trabalhadas «pétalas de gelado»; surgiu a 1927 Gelataria Portuense com os seus sabores portugueses e outros bastante invulgares como chá verde matcha, com chocolate branco e puré de framboesa. Já Cedofeita ganhou a sua primeira gelataria artesanal (Gelataria do Porto), que tem na carta o invulgar esparguete de gelado (na foto); e a Bianco, marca de São João da Madeira, com dez anos, ocupou a belíssima loja Vicent, na Rua 31 de Janeiro, com 20 diferentes saboresde gelado, crepes e waffle.
Amorino
Rua de Santa Catarina, 222 (Baixa), Porto
Tel.: 222010219
Não encerra
1927 Gelataria Portuense
Rua do Bonjardim, 136 (Baixa), Porto
Tel.: 22242223. Encerra à segunda
Gelataria do Porto
Rua de Cedofeita, 186 (Cedofeita), Porto
Tel.: 916836550
Encerra ao domingo
Bianco
Rua 31 de Janeiro, 174 (Baixa), Porto. Tel.: 223211919
Não encerra
(Fotografia Igor Martins/GI)

GELADOS E DOCES - Casinha Boutique Café
Os bolos caseiros da Casinha chegaram à Rua Mouzinho da Silveira, ao lugar de dois andares que acolheu a Spirito.
Fiéis clientes continuam a poder encontrar bolos, muffins e bebidas de café, mas agora também há tigelas de açaí, um novo brunch e ainda o famoso cheesecake, que aqui é terminado no forno, em vez de ser no frio.
Rua Mouzinho da Silveira, 324 (Baixa), Porto. Tel.: 223241377. Não encerra

GELADOS E DOCES - Mademoiselle
O nome francês estende-se à oferta desta pastelaria-padaria que abriu em frente à Praia da Luz, pela mão de um casal que trocou França pelo Porto.
Croissants folhados e éclaires fazem companhia a baguetes de vários tamanhos e feitios, e até os pratos de almoço têm toque francês.
Avenida do Brasil, 95 (Foz), Porto
Tel.: 220160229. Não encerra
(Fotografia de Fábio Poço/GI)

PASSEAR - Casa do Design
Durante o verão, Matosinhos viu nascer dois projetos, um na rua e outro dentro de portas. Up There é o nome do projeto de arte urbana que pulverizou com cor fachadas e murais com pinturas de writers de cá – Hazul, Mr. Dheo, ARM Collective – e do estrangeiro – Pantone, Pariz One, Katre.
As seis obras integram agora o roteiro de arte urbana de Matosinhos, que resultou de uma parceria entre a Autarquia e a Lionesa. Dentro de portas ficam as exposições da Casa do Design, equipamento inaugurado na antiga garagem da câmara, e gerido artisticamente pela ESAD. Burilada – Arte-Factos para a Sobrevivência é o nome da primeira exposição.
Casa do Design
. Edifício dos Paços do Concelho. Rua Alfredo Cunha, Matosinhos
Encerra ao domingo. Entrada livre
(Fotografia de Igor Martins/GI)

PASSEAR - Escalar a Ponte da Arrábida
Desde o Dia de São João que é possível subir os 262 degraus do arco da Ponte da Arrábida, a última sobre o Douro, antes do Atlântico.
Além de dar a conhecer de perto esta obra do engenheiro Edgar Cardoso, inaugurada em 1963, o projeto Porto Bridge Climb quer que os visitantes usufruam de forma diferente da cidade. Pode e deve levar máquina fotográfica.
Rua do Ouro, 680. (Massarelos), Porto
Web: portobridgeclimb.com. Preços: 9,5 euros (segunda a sexta); 12,5 euros (fim de semana e feriados
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

PASSEAR - Mais Vinho do Porto
Os apreciadores de porto têm agora mais sítios para degustação. A centenária Poças Júnior abriu a sua cave para visitas.
Durante a tour ao armazém de envelhecimento dos vinhos pode aprender--se mais sobre o trabalho que é feito no local. No final, o visitante prova os Tawny que construíram a reputação da casa. Outra marca de porto que apostou na renovação foi a Taylor’s.
No novo centro de visitas, o visitante ficará a conhecer a história do vinho do porto e da casa. Tal como na Poças, a visita termina com degustação.
Na Baixa do Porto, a Champanheria da Baixa abriu um bar dentro do bar dedicado a esta bebida: Porto Real. As propostas são de cocktails aromatizados com especiarias, ervas aromáticas ou fruta.
Poças Júnior
Rua Visconde das Devesas, 186, Vila Nova de Gaia. Tel.: 223771070
Centro de Visitas Taylor's
Rua do Choupelo, 250, Vila Nova de Gaia
Tel.: 223742800
Porto Real. Largo Mompilher, 1 (Baixa), Porto
Tel.: 220962809
(Fotografia Igor Martins/GI)

COMPRAR - Grua Surf Co.
As melhores marcas de surf e bodyboard alojaram-se em Matosinhos. No espaço toda a atenção vai para as pranchas, calções de banho, biquínis, mochilas, óculos de sol, relógios e material técnico. O café e a exibição de filmes fazem também da loja um espaço de convívio.
Rua Roberto Ivens, 295, Matosinhos
Web: facebook.com/GRUASurfCo
Não encerra

COMPRAR - Meia Dúzia
As bisnagas de compota, creme de chocolate com fruta, e mel da Meia-Dúzia ganharam um lugar na Rua das Flores.
O espaço desdobra-se em loja e área de degustação, de onde podem ser pedidas tábuas de queijos, de presunto e saladas, para harmonizar com as compotas. A oferta inclui ainda chás e licores.
Rua das Flores, 171, Porto (Baixa)
Web: meiaduzia.pt

COMPRAR - Chua
A primeira loja da Chua, marca dedicada ao universo do bebé e dos pais, abriu na Rua do Almada. Roupa para recém-nascidos e crianças, acessórios e mobiliário produzido em Portugal preenchem o lugar.
Rua do Almada, 348, Porto (Baixa)
Web: chua.pt
Encerra ao domingo

COMPRAR - Lojas Internacionais
São dois pisos dedicados à roupa e calçado de desporto, na nova loja da Adidas, na Rua de Santa Catarina. Uma das novidades é a de personalização das camisolas de clubes e a presença da coleção FARM.
Na mesma rua, instalaram-se os coloridos chinelos da Havaianas, que tem como companhia alpercatas, galochas e acessórios.
Adidas. Rua de Santa Catarina, 341 (Baixa), Porto. Não encerra
Havaianas. Rua de Santa Catarina, 236 (Baixa), Porto. Encerra ao domingo

LUGARES - Poveiros e São Lázaro
Um wine bar e uma casa, ou melhor, uma esplanada de petiscos, vieram reforçar uma zona cada vez mais dedicada aos «comes e bebes». Um dos novos inquilinos é o Terapia Wine Bar. Serve vinho a copo de várias regiões, com petiscos para acompanhar.
Petiscos há muitos e variados no Cantinho dos Bragança, que se instalou nos Poveiros com uma esplanada que não passa despercebida. Aqui, bebe-se cocktails clássicos, limonadas aromatizadas e come-se queijos, saladas, tostas e pinchos. Esta semana, um restaurante vegetariano - Árvore do Mundo - vai aumentar e diversificar a oferta na zona.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI - Cantinho dos Bragança)

LUGARES - Poveiros e São Lázaro
Terapia Wine Bar
Rua Barão de São Cosme, 155, Porto (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 223225085. Encerra ao domingo
Cantinho dos Bragança. Praça dos Poveiros, 47 (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 939390500. Não encerra
(Fotografia de Leonel de Castro/GI - Terapia Wine Bar)

LUGARES - Largo de São Domingos
Desde o início do verão, contam-se quatro novos lugares para comer no Largo de São Domingos. O chef Luís Américo e Cláudia Mergulhão abriram um bar de mozarelas, o Puro 4050.
Na carta, além das mozarelas da Campanha, Itália, que podem ser acompanhadas com vegetais, patés, azeites e carnes, há saladas, focaccias e charcutaria. Em julho chegaram os pregos de lombo, do Prégar. Atum, picanha ou vegetariano são as outras possibilidades de recheio.
Não tem carne, mas não falta peixe e marisco no S.O.S. No pequeno espaço o marisco é servido ao natural – como as amêijoas e as ostras e o peixe, em ceviche ou em tártaro, como é o caso do salmão ou do bacalhau.
Mais focado em pequenos--almoços e snacks é o 10 em São Domingos. Serve iogurte com muesli, crepes, hambúrgueres, saladas, quiches ou fish&chips .
Na Fotografia: Prégar

LUGARES - Largo de São Domingos
MORADAS NO LARGO:
Puro 4050, nº 84.
Tel.: 222011852.
Encerra domingo e segunda ao almoço.
Preço médio: 25 euros
Prégar, nº 96.
Tel.: 222034153.
Encerra à terça.
Preço médio: 10 euros
S.O.S, nº 33.
Tel.: 223222861.
Encerra à segunda.
Preço médio: 20 euros
10 em São Domingos, nº 84. Tel.: 918127009.
Encerra à terça.
Preço médio: 10 euros.
(Fotografia de Adelino Meireles - S.O.S)