Foram muitos os restaurantes, lojas, projetos ambiciosos e até experiências que chegaram ao Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Leça da Palmeira em 2016. Uma retrospetiva do último ano para ver na fotogaleria acima.

Reveja nesta fotogaleria alguns dos espaços que chegaram ao Porto em 2016

Padaria Pão Nosso
A marca Pão Nosso já é conhecida dos apreciadores de pão feito de forma artesanal, com farinhas biológicas, que se vendia em algumas lojas, cafés e feiras bio em vários pontos do país.
Desde novembro que ganhou também forma como padaria, cafetaria e mercearia bio, abrindo o seu próprio espaço físico na Rua Barão de São Cosme, junto ao Jardim de São Lázaro e que, todos os dias, tem uma fornada de pão quente biológico às cinco da tarde.
Pão Nosso
Rua Barão de São Cosme, 187 (São Lázaro), Porto
Tel: 960224273
Web: www.facebook.com/loja.pao.nosso
Horário: Das 10h00 às 20h00. Encerra domingo.

Cantinho dos Bragança
Petiscos há muitos e variados no Cantinho dos Bragança, que se instalou nos Poveiros com uma esplanada que não passa despercebida. Aqui, bebe-se cocktails clássicos, limonadas aromatizadas e come-se queijos, saladas, tostas e pinchos.
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI - Cantinho dos Bragança)
Cantinho dos Bragança. Praça dos Poveiros, 47 (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 939390500. Não encerra

Spirito
Mais confortável e com um novo visual – assim é a nova loja da Spirito, onde não faltam os cupcakes, cheesecakes e bebidas que a tornaram famosa.
De novo, há o chocolate quente de Maltesers, que é uma novidade no país, e o Spirito Sweet Room – um evento de degustação pago, onde chefs, alguns estrelados, vão confecionar diversas sobremesas, já a partir de janeiro.
Spirito. Praça Gomes Teixeira, 39, Porto (Leões). Web: facebook.com/spiritocupcakes. De domingo a terça das 13h00 às 19h30; de quarta a sábado até às 00h00. Não encerra.

The Blini
Em pouco tempo, o distrito do Porto viu nascer dois restaurantes do chef Cordeiro. O mais recente é o Blini, uma marisqueira com vistas para o centro histórico de Gaia, o Douro e a Ribeira portuense. Há menus de degustação (40, 55 ou 75 euros) com peixe vindo das lotas de Matosinhos e Angeiras.
Rua General Torres, 344, Gaia. Tel.: 224055306. Encerra domingo e segunda. Preço: menus de 45 a 75 euros
(Fotografia de Pedro Correia/GI)

Tapabento
Depois do sucesso do Tapabento na Rua da Madeira, Isabel Canhola decidiu abrir uma segunda casa na Trindade. À frente da cozinha está o mesmo chef – Tó Mané Silva - que não foge do conceito original: comida portuguesa com produtos locais, uma carta de vinhos do Douro e cervejas artesanais.
Está de férias desde o natal, mas reabre portas a 16 de janeiro.
Largo Dr. Tito Fontes, 147(Trindade), Porto
Tel.: 963477131. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros

Pérola Negra
O bar de alterne da Baixa, encerrado há anos, reabriu em novembro como discoteca vintage burlesca, mantendo grande parte da decoração original kitsch.
Pérola Negra – Club Dancing
Rua de Gonçalo Cristóvão, 288 (Baixa)
Horário: sextas, sábados e vésperas de feriados das 23h00 às 06h00
Facebook: perolanegranoporto

Fábrica Handmade Café
Abriu na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos, para servir refeições rápidas mas caseiras com um toque italiano. O piso superior funciona como galeria de arte, recebendo novas exposições todos os meses, e os clientes também podem criar as suas obras – basta pegar na cola, na tesoura e nos materiais que estão à disposição.
Aceitam reservas para a noite de passagem de ano.
Rua Brito Capelo, 108, Matosinhos. Tel.: 229380622. Encerra ao domingo
Preço médio: 6,5 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

Coiote Bar
A inspiração para o recente inquilino da Travessa de Cedofeita foi o filme Coyote Ugly. A ele foi buscar o nome e a decoração rústica, pontuada por fardos de palha, e onde predomina a madeira.
Travessa de Cedofeita, 60 (Cedofeita), Porto. Web: facebook.com/coiote.bar. Não encerra
(Fotografia de Maria João GALA/GI)

Árvore do Mundo
No novo restaurante vegetariano da Batalha, a decoração e os pratos definem-se de igual forma: coloridos e confortáveis. Neste lugar aconchegante, a ausência de carne, peixe, e brevemente ovos e queijo, não significa comida insípida – bem pelo contrário.
Seja desdobrada - a versão vegetariana de tripas à moda do Porto -, hambúrguer de alheira vegetal, tofu espiritual ou polenta com estufado de soja, tudo o que chega às mesas é saboroso e confecionado pela proprietária Joana Esteves.
Árvore do Mundo. Rua Duque de Loulé, 228 (Batalha). Tel.: 223244513. Web: facebook/CasaArvoredoMundo.Terça a quinta das 12h30 às 19h30; sexta e sábado das 12h30 às 00h00 (exceto dias 24 e 31 de dezembro) Encerra segunda e domingo. Preço médio: 10 euros

Geladaria do Porto
A aposta principal da Gelataria do Porto são os sabores de gelados clássicos, mas com toda a qualidade e carinho que Miguel Santos lhes consegue imprimir.
O proprietário, que abriu esta que é a primeira geladaria artesanal na Rua de Cedofeita, orgulha-se, sobretudo, do esparguete de gelado – criado com uma máquina que «espreme» o produto até sair em fios.
Gelataria do Porto
Rua de Cedofeita, 186
Tel.: 916836550
A partir de 1,90 euros

Pisca
Com vista sobre os barcos no Cais do Marégrafo são servidas tapas e petiscos com inspiração basca, neste espaço que deu sabor ao verão na cidade. Da carta destaca-se o pão com presunto e cogumelos, o tártaro de atum com base crocante e os calamares com limão e aïoli de amêndoa.
Rua do Passeio Alegre, 294 (Foz), Porto
Tel.: 220131951. Não encerra. Preço médio: 20 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

Peixaria do Bairro
«Toda a gente vai procurar peixe fresco a Matosinhos e achei que faltava aqui um bom lugar de peixe na grelha», explica Jorge Costa, que abriu a Peixaria do Bairro na Foz.
Para tal, foi preciso apenas um bom assador e uma decoração a condizer com o conceito, sem pretensiosismos, remetendo para o ambiente de praia. Além de peixe grelhado há marisco.
Rua Senhora da Luz, 142, Porto (Foz). Tel.: 913047730. Encerra à segunda. Preço médio: 25 euros
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Ammar
Abriu para colmatar a falta de sítios onde comer fora de horas em Leça da Palmeira. Mas a novidade não é só essa. O restaurante e petisqueira à beira-mar, com dois andares, tem, na esplanada, uma bola que serve como sala de jantar privada com vistas para a praia. Funciona também como bar, servindo cocktails clássicos e de autor.
Está encerrado provisoriamente até 5 de janeiro.
Rua de Fuzelhas, 5, Leça da Palmeira.
Tel.: 229958241. Não encerra. Preço médio: 25 euros
(Fotografia de Igor Martins/GI)

Novo Molhe
O Novo Molhe é para quem gosta de sushi mas não quer deixar os amigos ou familiares de fora da experiência gastronómica. Na carta deste restaurante com vista de praia também há tapas portuguesas e gelados artesanais.
Novo Molhe
Praia do Molhe, Porto
Tel: 917531031
De domingo a quarta das 10h00 às 24h00 e de quinta a sábado das 10h00 às 2h00.
Preços: Menus de almoço a partir de 12,90 euros; à carta entre 17,50 e 22,50 euros.

Mangá Sushi House
A Mangá Sushi House, em Cedofeita, inspira-se nas casas típicas japonesas e na banda desenhada nipónica, trazendo para o Porto um pouco da cultura oriental.
Rua de Cedofeita, 1 (Cedofeita), Porto. Tel.: 222011425. Não encerra. Preço médio: 40 euros
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

Cabaré
Ao fim da tarde é um espaço tranquilo para beber um copo depois do trabalho, à hora de jantar serve refeições e, depois, despe--se do mobiliário para funcionar como bar.
Isto, no andar de baixo, porque o de cima é para refeições. Nas traseiras, há uma outra sala de refeições para jantares de grupo e privados. O espaço que mais surpreende é o lounge no pátio interior que foi transformado em jardim.
Rua Conde de Vizela, 149 (Baixa), Porto
Tel.: 911810232. Não encerra
(Fotografia de Igor Martins/GI)

Ego Bar & Lounge
João e David Costa instalaram o seu Ego na praça, aproveitando o generoso passeio onde fizeram esplanada. O objetivo foi criar um local onde se pudesse «passar um bom bocado a conversar e a beber um copo com música tranquila e sem grandes distrações».
Praça Carlos Alberto, 86 (Baixa), Porto
Tel.: 223195870. Encerra à segunda
(Fotografia de Fábio Poço/GI)

Escalar a Ponte da Arrábida
Desde o Dia de São João que é possível subir os 262 degraus do arco da Ponte da Arrábida, a última sobre o Douro, antes do Atlântico.
Além de dar a conhecer de perto esta obra do engenheiro Edgar Cardoso, inaugurada em 1963, o projeto Porto Bridge Climb quer que os visitantes usufruam de forma diferente da cidade. Pode e deve levar máquina fotográfica.
Rua do Ouro, 680. (Massarelos), Porto
Web: portobridgeclimb.com. Preços: 9,5 euros (segunda a sexta); 12,5 euros (fim de semana e feriados
(Fotografia de Adelino Meireles/GI)

Casinha Boutique Café
Os bolos caseiros da Casinha chegaram à Rua Mouzinho da Silveira, ao lugar de dois andares que acolheu a Spirito.
Fiéis clientes continuam a poder encontrar bolos, muffins e bebidas de café, mas agora também há tigelas de açaí, um novo brunch e ainda o famoso cheesecake, que aqui é terminado no forno, em vez de ser no frio.
Rua Mouzinho da Silveira, 324 (Baixa), Porto. Tel.: 223241377. Não encerra

Nook
Os hambúrgueres de Paulo Tomé e Alexandra Paiva saltaram da cozinha do casal para um nook (recanto em inglês) na Rua São João de Brito, mesmo ao lado da Avenida da Boavista, numa zona onde a oferta gastronómica não abunda, e onde ambos sempre viveram.
No espaço de inspiração industrial, onde sobressaem alguns apontamentos de cor, são servidos hambúrgueres gourmet, pregos em pão e em prato, e saladas.
Nook Hamburgueria & Pregaria
Rua São João de Brito, 32 (Boavista)
Tel.: 220124895
Web: Nook Hamburgueria & Pregaria
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra domingo
Preço médio: 8 euros

Boîte
O centenário edifício do número 119 da Rua de Passos Manuel já acolheu um cinema, um bingo e, mais recentemente, uma discoteca e um restaurante, todos com o nome de Olympia. Em março reinventou-se e passou a ser a Boîte, do francês «caixa», um dos bares/discoteca da Invicta.
A máxima da casa é: Pense en dehors de la boîte, amuse-toi dans la boîte (Pensa fora da caixa, diverte-te na caixa). A Boîte apresenta um conceito «urbano e vanguardista» e assume-se «de forma despretensiosa como uma lufada de ar fresco na cosmopolita noite da cidade do Porto».
Rua de Passos Manuel, 131 (Baixa)
Tel:: 914424280
Web: www.boiteporto.pt
Sextas e sábados das 00h00 às 06h00

Havaianas
Na Rua de Santa Catarina instalaram-se os coloridos chinelos da Havaianas, que tem como companhia alpercatas, galochas e acessórios.
Havaianas. Rua de Santa Catarina, 236 (Baixa), Porto. Encerra ao domingo

Grigio
Chama-se Grigio, que significa «cinzento», em italiano, mas não quer ser conhecido como restaurante italiano. Não que não haja no cardápio massas e pizas, porque há, mas há muito mais do que isso.
A carta é variada e «dá destaque ao que melhor há na dieta mediterrânea», esclarece Rui Baptista, proprietário e gerente do espaço. Procura-se os «sabores à antiga», valorizando os produtos de qualidade.
Ossobuco, bacalhau e polvo confitado, bifes e massas são alguns exemplos da carta pensada pelo chef Flávio Palma e o seu amigo, também chef, José Pedro Moreno.
Grigio
Rua do Almada, 344 (Baixa)
Tel.: 915551669
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00; sexta e sábado, até às 01h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 25 euros

Casa do Design
Durante o verão, Matosinhos viu nascer a Casa do Design, equipamento inaugurado na antiga garagem da câmara, e gerido artisticamente pela ESAD. Burilada – Arte-Factos para a Sobrevivência é o nome da primeira exposição.
Casa do Design
Edifício dos Paços do Concelho. Rua Alfredo Cunha, Matosinhos
Encerra ao domingo. Entrada livre
(Fotografia de Igor Martins/GI)

Gostar de Ler
Tem um nome assim tão simples – Gostar de Ler – a nova livraria de livros usados que abriu em outubro numa «rua com alma» no coração da cidade.
Na Gostar de Ler é possível encontar livros de escritores como José Saramago, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Maria Velho da Costa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira ou Ruben A., António Lobo Antunes ou Alves Redol. Bem como revistas várias e publicações de ilustração, por exemplo de Stuart Carvalhais.
Rua Mártires da Liberdade, 120, 4050-359 Porto
Tel: 220982433
Horário: De segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00; fecha domingo.
Preços: Livros a partir de 4 euros e revistas a partir de 8

Cave Poças Júnior
A centenária Poças Júnior abriu a sua cave para visitas. Durante a tour ao armazém de envelhecimento dos vinhos pode aprender--se mais sobre o trabalho que é feito no local. No final, o visitante prova os Tawny que construíram a reputação da casa.
Poças Júnior
Rua Visconde das Devesas, 186, Vila Nova de Gaia. Tel.: 223771070
(Fotografia Igor Martins/GI)

Grua Surf Co.
No espaço toda a atenção vai para as pranchas, calções de banho, biquínis, mochilas, óculos de sol, relógios e material técnico. O café e a exibição de filmes fazem também da loja um espaço de convívio.
Rua Roberto Ivens, 295, Matosinhos
Web: facebook.com/GRUASurfCo
Não encerra

Chua
A primeira loja da Chua, marca dedicada ao universo do bebé e dos pais, abriu na Rua do Almada. Roupa para recém-nascidos e crianças, acessórios e mobiliário produzido em Portugal preenchem o lugar.
Rua do Almada, 348, Porto (Baixa)
Web: chua.pt
Encerra ao domingo

Terapia Wine Bar
No novo bar dedicado aos vinhos, entre o jardim de São Lázaro e a Faculdade de Belas Artes, apela-se mais ao convívio entre copos do que à pura degustação.
Despretensioso, mas elegante, pequeno, mas confortável e com esplanada, o Terapia Wine Bar é um projeto de António Neves, que depois de ter passado vários anos a trabalhar em bares, discotecas e restaurantes, decidiu abrir o seu espaço.
Rua Barão de São Cosme, 155, Porto (Poveiros/São Lázaro). Tel.: 223225085. Encerra ao domingo
(Fotografia de Leonel de Castro/GI - Terapia Wine Bar)

Mademoiselle
O nome francês estende-se à oferta desta pastelaria-padaria que abriu em frente à Praia da Luz, pela mão de um casal que trocou França pelo Porto.
Croissants folhados e éclaires fazem companhia a baguetes de vários tamanhos e feitios, e até os pratos de almoço têm toque francês.
Avenida do Brasil, 95 (Foz), Porto
Tel.: 220160229. Não encerra. Web: facebook.com/MademoisellePavy
(Fotografia de Fábio Poço/GI)

Prégar
Em julho chegaram ao Largo de São Domingos os pregos de lombo, do Prégar. Atum, picanha ou vegetariano são as outras possibilidades de recheio.
Prégar, Largo de São Domingos nº 96, Porto
Tel.: 222034153.
Encerra à terça.
Preço médio: 10 euros

S.O.S
No pequeno espaço do Largo de São Domingos, o marisco é servido ao natural – como as amêijoas e as ostras e o peixe, em ceviche ou em tártaro, como é o caso do salmão ou do bacalhau.
S.O.S, Largo de São Domingos nº 33.
Tel.: 223222861.
Encerra à segunda.
Preço médio: 20 euros
(Fotografia de Adelino Meireles - S.O.S)

À Bolina
O bar e casa de petiscos dedicado a Trás-os-Montes está instalado num edifício com mais de dois séculos em frente ao Douro.
Os vinhos são todos do Douro e de Trás-os-Montes e os petiscos regionais. Os cocktails não fogem à regra, como é exemplo o porto tónico e a caipirinha de Favaios com noz-moscada.
Avenida Gustavo Eiffel, 202 (Ribeira), Porto. Tel.: 223224695. Não encerra (exceto dia 31)
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Meia Dúzia
As bisnagas de compota, creme de chocolate com fruta, e mel da Meia-Dúzia ganharam um lugar na Rua das Flores.
O espaço desdobra-se em loja e área de degustação, de onde podem ser pedidas tábuas de queijos, de presunto e saladas, para harmonizar com as compotas. A oferta inclui ainda chás e licores.
Rua das Flores, 171, Porto (Baixa)
Web: meiaduzia.pt

Bocca
Para ir conhecer o Bocca, que desde o verão ocupa o lugar onde durante anos esteve a cervejaria Portugália, vale bem a pena sair da concentração de restaurantes da Baixa e não só pela beleza da paisagem.
Na carta há pratos clássicos, como o costoletão ou o bacalhau ou robalo, outros mais na moda – ceviches e os carpaccios – e ainda uma boa oferta de pizas, já que o Bocca é também uma pizaria tradicional.
Rua do Passeio Alegre, Jardim das Sobreiras (Foz).
Tel: 226170004.
Facebook: restaurantebocca
Todos os dias, das 12h00 às 15h00 e das 20h00 às 23h00 (até às 16h00 e às 00h00 ao fim de semana).
Preço médio: 25 euros.

Conversas Vadias
Na antiga rua de Agostinho da Silva nasceram as Conversas Vadias, o novo restaurante portuense que liga o Japão a Portugal.
Pratinhos de ceviche, húmus de abacate, takoyaky tuga (um prato japonês reinventado com sardinha e molho verde), salada de pepino, dumpling de alheira e bifana japonesa (a nossa bifana com um molho agridoce), são algumas das sugestões para partilhar.