A Sé do Porto – um dos mais importantes monumentos românticos da região -, a Fundação Serralves – marco da arte contemporânea -, e os Jardins do Palácio de Cristal – com vista privilegiada sobre o Douro – são alguns dos locais marcantes que vão inspirar os sketchers participantes na segunda edição do SketchTour Portugal Reload, que acontece no Porto de 1 a 6 de setembro.
O itinerário artístico deste evento promovido pelo Turismo de Portugal passará também pela Casa da Música, pela Serra do Pilar e pelas ruas e mercados “mais icónicos da cidade”. Os participantes terão também oferta de uma visita ao museu WoW Porto e ao Graham’s Port Wine Cellar.
Segundo comunicado, o desafio lançado aos artistas “implica que cada um utilize a sua arte para fixar, de forma única e inspiradora, os vários momentos que vão experienciar”. O objetivo é promover a oferta turística da região através da união da escrita e do desenho.
Esta nova etapa do SketchTour Portugal Reload conta com a presença de Ian Fennelly, um apaixonado pelos cenários urbanos e por expor culturas de diferentes países no papel através da pintura. A representar Portugal estará Paulo Mendes, que após ter trabalhado como desenhador de publicidade em listas telefónicas e como pintor de azulejaria se tornou sketcher e artista de banda desenhada. A iniciativa conta ainda com os contributos da escritora transmontana Dulce Maria Cardoso, que tem várias obras premiadas e publicadas em mais de duas dezenas de países.
A primeira edição deste projeto aconteceu há quatro anos, tendo por objetivo “criar mais de quinhentos desenhos, dez webisodes, um documentário, uma exposição multimédia e um livro, que junta textos e desenhos e que terá prefácio de Mia Couto”, diz o projeto. O website SketchTourPortugal será atualizado com o resultado das diferentes edições e com uma biblioteca de paisagem sonora.
