O Castelo de Montemor-o-Velho, cenário de inúmeros acontecimentos-chave da História de Portugal, vai estar decorado em tons de encarnado a propósito do Dia de São Valentim, que se assinala esta sexta-feira, 14. O convite lançado pelo município é de “celebrar e registar o amor, a amizade, o carinho e o romantismo nos diversos espaços do castelo”.
“Molduras temáticas alusivas ao Dia de S. Valentim e uma decoração cheia de sentimento no baloiço panorâmico são algumas das propostas que prometem espalhar o amor pelo Castelo de Montemor-o-Velho”, descreve a autarquia em comunicado. Quem visitar o monumento, aberto das 09h30 às 17h30, encontrará também a palavra LOVE (amor) em grandes letras vermelhas.
“LOVE” é uma das palavras que se leem no castelo. (Fotografia: DR)
O castelo de Montemor-o-Velho, recorde-se, é tido como a maior fortificação medieval no Mondego e “uma das mais belas do país”. Este monumento nasceu das bases de uma fortificação islâmica, da qual quase nada restou, e tornou-se definitivamente território nacional em 1064, com a conquista de Coimbra aos Mouros.
“Ali respira-se história e quase podemos voltar aos tempos das lutas de reconquista do território, dos sacrifícios dos heróis nacionais e dos amores proibidos de D. Pedro e Inês de Castro”, lê-se na página oficial do município de Montemor-o-Velho. Quem quiser renovar votos de amor no castelo, inspirado pelo Dia dos Namorados, pode visitá-lo gratuitamente.