Publicidade Continue a leitura a seguir

Em Marco de Canaveses há um novo trilho para percorrer

Obras do Fidalgo, em Marco de Canaveses. (Fotografia de Octávio Passos/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O PR8 – Trilho de Portocarreiro percorre a antiga freguesia de Vila Boa de Quires. Através dos seus caminhos, faz-se uma viagem ao passado, desde a Idade Média, com a visita à igreja românica de Santo André, inserida na Rota do Românico, até ao barroco das Obras do Fidalgo, um dos ex libris do Marco de Canaveses.

As Obras do Fidalgo, também conhecidas como casa inacabada de Vila Boa de Quires, é constituída apenas pela fachada de um edifício, em ruínas, do século XVIII. É uma das mais imponentes fachadas barrocas da arquitetura portuguesa. Pertencendo à Casa de Vila Boa, dali se avista o solar, o edifício com os seus antigos lagares e uma grande extensão de vinha. E com marcação prévia, é possível fazer uma prova de vinhos.

Continua-se o passeio por caminhos rurais e um pequeno bosque até uma cascata e depois até à capela de S. Sebastião. O trilho continua por caminhos tranquilos, avistando-se o rio Tâmega, em direção à ribeira de Castro, até se chegar a uma ponte de madeira. Prosseguindo paralelo ao curso de água encontra-se uma cascata.

Prossegue em direção a Maureles e à sua igreja Paroquial de Santa Maria. Seguindo em direção ao lugar da Torre passa-se o Pelourinho de Portocarreiro, símbolo da autonomia do extinto concelho, em 1853. Poucos metros depois, o percurso passa pela Capela Senhora do Pilar.

O trilho é de nível fácil e demora em média umas 5 horas a percorrer.