Estamos em tempo de vindimas com alguns atrasos na colheita, devido às condições climatéricas, As previsões do Instituto da Vinha e do Vinho apontam para uma quebra de produção de vinho de cerca de 20%, face à campanha anterior, mas as quintas produtoras já estão preparadas para receber trabalhadores e visitantes. Para quem quiser aprender, trabalhando e provando, ficam sugestões de quintas que, entre setembro e outubro, estão de portas abertas ao trabalho.

Conheça cinco quintas com programas de vindimas, em setembro e outubro.

Quinta do Gradil, Lisboa
A trinta minutos de Lisboa, perto de Óbidos, a Quinta do Gradil organiza o programa «Pés no Lagar Vamos a Vindimar» que inclui um passeio guiado pelas vinhas, com tempo para pôr as mãos nas uvas e ainda uma visita pela adega. Segue-se um almoço e uma prova de vinhos. O dia começa às 10h00 e todos os participantes recebem um kit de vindima (tesoura, bolsa porta-copos e chapéu). Tudo pronto para partir para o corte das uvas enquanto se aprende quais as castas a ser vindimadas. A novidade este ano será a pisa a pé no novo lagar da nova adega que está em construção. O descanso merecido chega ao almoço com música e, claro, os vinhos produzidos na quinta.
Quando: Segunda quinzena de setembro e todo o mês outubro
Onde: Cadaval
Quinta do Gradil
Estrada Nacional 115, Vilar
Web:quintadogradil.wine/pt
Preço: aprox 60 euros
Inclui: kit vindimas, almoço, prova de vinhos, tábua de produtos regionais e garrafa.
Fotografia DR

Herdade da Barrosinha, Setúbal
À beira do estuário do Sado, a pouca distância das praias da Comporta, a Companhia Agrícola da Barrosinha tem diversificado as sua actividade, turística, agrícola, florestal e cinegética. Na aldeia da Barrosinha vivem muitos dos antigos e atuais funcionários. O programa para estas vindimas começa cedo, pelas nove da manhã, por isso quem quiser pode ir de véspera e ficar no Hotel Rural da Barrosinha. O programa inclui uma visita à adega, uma prova de vinhos na taberna e um almoço típico no restaurante do hotel. Está é uma oportunidade de participar diretamente na vindima, acompanhando a colheita manual dos trabalhadores com trajes tradicionais e ver o contraste com as modernas máquinas de vindimar.
Quando: sábado, 17 de setembro
Onde: Alcácer do Sal
Herdade da Barrosinha
Preço: 25 euros (adulto); 15 euros (até aos 18 anos)
Alojamento: 50 euros (quarto duplo)
Reservas: 265623142 / 967901710
Web:herdadedabarrosinha.pt
Fotografia de Fernando Fontes/GI

Herdade do Rocim, Alentejo
Durante todo o mês de setembro a herdade alentejana que fica entre a Vidigueira e Cuba, organiza programas para passar meio ou um dia na vinha e conhecer o trabalho de bastidores da produção de um vinho e os locais onde tudo acontece. Estão disponíveis vários programas base a que pode depois acrescentar outras actividades como a pisa a pé ou o workshop «enólogo por um dia». Todos os programas incluêm a participação em trabalhos na vinha, um kit vindima e a visita à moderna, podendo depois escolher combinar isso com um pequeno-almoço na vinha, um almoço no wine bar da adega ou um lanche regional ao fim de tarde.
Quando: setembro
Onde: Cuba
Herdade do Rocim
Estrada nac 387, Cuba
Tel.: 284 415 180
Web: herdadedorocim.com
Preço: 40-90 euros de acordo comn os extras
Fotografia DR

Quinta da Lixa, Minho
Premiada pelos seus vinhos verdes a Quinta da Lixa, na sub-região do Sousa, abriu no ano passado o primeiro hotel vínico da Rota dos Vinhos Verdes – o Monverde Wine Experience Hotel que organiza o programa «Mãos na uva, pés no mosto» para que possa participar, em família, na seleção e apanha da uva – a pisa tradicional será da responsabilidade dos mais pequenos, enquanto que os mais se estreiam no papel de enólogos, criabdo seu próprio lote de vinho verde. É em plena vinha que é servido um piquenique de almoço, antes de uma visita ao centro de vinificação e a prova de mostos.
Quando: de 27 de setembro a 15 de outubro
Onde: Amarante
Monverde - Wine Experience Hotel
Quinta de Sanguinhedo
Castanheiro Redondo, Telões · Amarante
Tel.: 255 143 100
web: monverde.pt
Preço: 50 euros (gratuito até 6 anos e desconto de 50% crianças dos 6 aos 12 anos)
Fotografia de Artur Machado/GI

Quinta de la Rosa, Douro
É aqui, numa curva de rio com vista para o Pinhão que há uma vinha chamada “Vale do Inferno”,
O programa base das vindimas (não inclui apanha de uvas) começa à tarde com uma visita guiada à adega, seguida de uma prova de quatro vinhos, dois DOC Douro e dois Portos. Depois, com a ajuda de um mapa os participantes são convidados a caminhar pela vinha, até junto do rio. De regresso ao terraço da quinta, é tempo para um Porto Tónico e o dia termina com um jantar e a lagarada a partir das 21h00. Para a experiência ser total é possível ficar num dos 14 quartos ou numa das duas casas independentes e aproveitar o dia seguinte para preguiçar à beira da piscina – se o tempo ainda deixar.
Quando: duas últimas semanas de setembro e primeiros dias de outubro.
Onde: Pinhão
Quinta de la Rosa
Pinhão
Tel. 254 732 254
Web: quintadelarosa.com
Preço: 50 euros (+ 10 euros para t-shirt personalizada)
Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI